Ferramentas Google

A muito que a criação de sites, blogs e afins já não é novidade ou algo 'de outro mundo' para as pessoas não muito ligadas a informática. Afinal, se fosse pra entender tudo ou ter que pagar por qualquer coisa que for necessitar fazer "dentro" da web, então alguma coisa estaria errada ou sem sentido nesse processo de informatização geral. Se bem que o giro de dinheiro nunca é demais (que dirá os mecânicos). Mas voltando ao pensamento inicial... hoje está muito acessível e, cada dia um número maior de pessoas estão se conectando e produzindo conteúdo. Mas sempre ficam algumas perguntas, algumas dúvidas, alguma coisa que a pessoa talvez nem saiba que exista e que pode auxilia-a. Nossa amiga google (a empresa e não o buscador) tem algumas ferramentas que podem nos auxiliar na nossa 'inclusão digital' e resolvi citar só algumas pra ir começando (pra quem não já começou). A descrição feita não é uma ajuda e nem um descritivo de venda... então, se quiser saber mais sobre cada uma delas, sugiro que clique nos links e veja por si mesmo.

Webmaster Tools
www.google.com/webmasters/tools/
Ferramenta da google para auxiliar administradores de sites a melhorar a relação site-google-site-internautas. A Ferramenta permite que os webmasters analise como o google vê o seu site e a identificar possiveis problemas que fazem com o seu site não seja bem visto nas pesquisas e não tenha um bom pagerank. O webmastar pode enviar sitemap pra que o google entenda como ele 'quer ser' visualisado. Não executa a mesma função do analytics, é algo mais segmentado, porém, os dois serão de importante uso.

Keyword Tool
https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal
Quer saber quais são as palavras que terão melhor retorno pro seu contexto? Essa ferramenta te ajuda a ter novas idéias para isso. Você pode digitar frases descritivas ou colocar o endereço do seu site para ter uma mostra. Dá pra ter uma noção de como as keywords estão sendo pesquisadas e utilizadas no google e fazer uso dessa informação.

Google Insights
http://www.google.com/insights/search/#
Essa já é mais voltada para a pesquisa e seus correlatos em si. Conferir o volume e fazer as comparações das pesquisa com diversas alternativas. Se você quer saber o que os internautas pesquisam em um determinado mês do ano, você saberá. Se você quer saber qual termo usar para atrair mais leitores e/ou clientes para o seu anúncio ou texto, é só pesquisa quais palavras são as mais buscadas, isso por periodo, localidade e outras possibilidades. Confira a ferramenta e faça teste.

Google Analytics
http://www.google.com/analytics/

Essa é a ferramenta mais usadas para estatísticas. No inicio do grande uso da internet existiam diversas ferramentas pra estisticas, muitas das quais a própria hospedagem disponibilizava, mas o analytics, como toda ferramenta da google, veio mostrar alguns diferenciais importantes. Faz o óbvio e acrescenta mais um pouco.

Google Adsense
http://www.google.com/adsense
Esse é pra rentabilizar o site (em outras palavras, ganhar dinheiro com o site). Cadastra, recebe um script com código único, coloca no site, aparece os anuncios segmentados, a pessoa clica e contabiliza um valor na sua conta... enfim google pagando pra anunciar no seu site. Visite o forum e tire as dúvidas, que geralmente são muitas pra quem está começando e tambem quem já tem tempo usando e até agora não entendeu. Lembre-se, galinha dos ovos de ouro é só na ficção http://www.google.com/support/forum/p/AdSense?hl=pt_br

Divirtam-se

3 comentários:

Anônimo disse...

Algumas dessas ai eu não conhecia. Valeu pela informação

Lanna pimentel disse...

Quanta coisa hein!! bom saber!!

Medina disse...

Utilizo apenas o analytics, mas porque não conhecia muito bem os outros, vou experimentar

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails